Pois é, hoje é o último dia do ano e aposto que muitos de vocês estão animados, escolhendo quais cores usarem para atraírem energias positivas, preparando a casa para receberem os convidados, ou quem sabe estejam planejando passar esse dia fora?
Essa é a época em que fazemos várias promessas como se livrar de um vício, emagrecer, ou finalmente esquecer o passado... No entanto, apesar do otimismo que nos preenche nessa data, nem sempre conseguimos manter nossas promessas e nossas boas intenções vão ralo abaixo toda vez, por que? É difícil responder a essa pergunta, mas se realmente desejamos mudar, precisamos nos esforçar mais. Não é fácil, é uma luta contínua contra nós mesmos, mas se persistimos, valerá a pena. Que tal começar com algo pequeno? Se você precisa perder vinte quilos, não seja tão rígida consigo mesma, se proponha a perder metade ou menos, assim, será mais fácil... Mas exija disciplina de si mesma. Perdeu cinco quilos, ótimo, beleza... Agora, perca mais cinco... Não pare na metade do caminho e procure agradar a si mesma no processo, por exemplo, comprando uma blusa que antes não ficaria tão bem em você. Entenda que seu cérebro precisa de estímulos para continuar, e o que melhor que uma recompensa merecida?
Se você está inseguro com sua aparência, melhore como puder, mas faça isso por você, porque te fará feliz e não para agradar os outros porque os outros nunca estão satisfeitos com nada e nem ninguém. Entenda que você pode fazer mil plásticas, usar as melhores roupas e receber mil elogios e ainda se sentir infeliz, por isso, a autoaceitação é importante. Aprenda a gostar de si mesma. Que se dane se você é magra demais, gorda demais... Você gosta de ser assim? Sua saúde está ok? Se a resposta é sim, então, mande os outros cuidarem de si mesmos. Não dê tanta atenção ao que os outros falam. Sei que infelizmente vivemos em uma sociedade desprezível que sempre julga quem não é igual aos demais, mas precisamos ser fortes e não deixarmos ninguém nos dizer que cores escuras são para pessoas deprimidas, que estar acima do peso (ou abaixo) nos torna feias, e todas essas merdas que pessoas conservadoras pregam. Eu acho que no mundo não tem mais espaço para esse tipo de gente e que se eles querem tanto viver em um mundo cinzento, deveriam se refugiar em um lugar no meio do nada com pessoas idiotas como elas.
Faça esse 2020 ser o SEU ano e não o dos outros. Ouça as SUAS músicas, vista as SUAS roupas, deixe o SEU cabelo como sempre quis e quem não gostar, você já saberá que não quer a sua felicidade, porque forçar alguém a viver como você que ele deveria viver e não como ele deseja, é horrível. Então, busque tudo o que te satisfaz, mas sem machucar ou ofender ninguém. Já chega de jogar a culpa dos SEUS problemas nos outros. E daí que fulano ou sicrano te magoou? Aposto que você o magoou também ou a outras pessoas. Novidade, você não é um santinha imaculada, e jogar nas caras dos outros o quanto eles ferraram você, não vai mudar nada... Acredite? Se alguém te magoa uma vez, a culpa é da pessoa, se magoam duas, a culpa é sua porque escolheu esse caminho. Se você, cara leitora, tem certeza de que alguém não te faz bem, tome vergonha e deixe essa pessoa para lá. Pare de procurar por mais motivos para continuar infeliz. Para algumas pessoas parece um vício, acompanhar a vida de seus ex parceiros, e a cada vez que perceber que eles estão felizes, aparecer para lembrá-los: "Oh, fulano, você partiu meu coração, eu estaria bem se não fosse por você". Honestamente, não entendo esse tipo de comportamento. O que essas pessoas esperam? Não importa a forma como uma relação termina, quando está acabado, está acabado e ponto. A maioria dos términos não é bonita e está envolta em palavras que magoam, gestos que machucam, e por aí vai, é assim que as coisas são.
Não se prenda ao passado porque é a pior coisa que você pode fazer com você mesma (o). Sim, seu passado foi sofrido, todos mentiram e te machucaram... Sinto muito, é mesmo triste, mas sabe o que é mais? Se acomodar no papel da vítima, estar sempre culpando os outros em vez de agir e buscar por novas experiências. MUDE porque o mundo não vai parar por sua causa e as pessoas, por mais que sintam pena de você, vão acabar se cansando porque chega uma hora que os conselhos se esgotam e também a paciência, e é quando até os amigos se afastam porque ninguém quer engolido por esse buraco negro que te consome. Talvez, eu esteja sendo dura, dizendo as coisas dessa forma, mas não há outra forma de dizer isso. Chega de passar a mão na sua cabeça. Você precisa ouvir a verdade.
Se estiver difícil abandonar comportamentos autodestrutivos ou obsessivos, busque ajuda. Tente uma igreja ou centro espírita, às vezes, ter fé em uma força maior, nos dá forças. Mas se o problema for mais profundo, busque ajuda médica, nem que você trabalhe em dobro para pagar por remédios e terapias. É a sua saúde mental que está em jogo e você não pode economizar nisso porque certas doenças pioram com o tempo se não forem tratadas imediatamente. Vocês já ouviram falar do Transtorno Borderline? Aquela pessoa que vive perseguindo o ex por anos, vigiando cada passo dele, e sempre tentando manipular ele, fazendo-o acreditar que ele é o único culpado de sua desgraça, se encaixa aqui. Eu já li vários livros a respeito desse transtorno e realmente, muitos médicos consideram essa condição pior do que esquizofrenia porque é mais difícil de tratar, visto que, além de serem extremamente manipuladores, os Borders (como são chamados) podem se apegar facilmente a qualquer um que os tratar bem, e isso dificulta as coisas, porque eles confundem tudo. Eles são exagerados e ao mesmo tempo em que amam, só querem destruir o outro, testar além dos limites normais, o quanto o outro ama, e sempre estão inseguros. Se você acha que sofre com Borderline, procure um médico. Não fique sofrendo porque é óbvio que você sofre. O mesmo vale para quem sofre com depressão, ansiedade, ou distúrbios alimentares. Não é nenhuma vergonha admitir que se tem um problema e procurar ajuda, ainda que haja muito estigma por isso, não é justo consigo mesmo sofrer só porque você tem medo do que os outros vão pensar a seu respeito.
Suicídio é uma coisa séria e não acho que deveria ser tratado como se não fosse nada, como muitas pessoas fazem. É horrível quando um ex te procura e diz que queria se matar por sua causa, você não sabe se é sério - se essa pessoa tem um problema psicológico e precisa de ajuda profissional - ou se é apenas manipulação. Se você faz isso, reflita, por favor? Se coloque um pouco no lugar do outro. Vale a pena se matar por essa pessoa? Ela é boa assim? Acho que se fosse, vocês estariam juntos, não é? E você diz isso só para atormentar o outro quando não tem intenção nenhuma de tirar a própria vida, é doentio. Busque ajuda em ambos os casos porque algo não está certo com você.
Se trate, evolua, e aceite que tudo tem começo e fim, e pare de ir atrás de quem não quer mais saber de você. Não volte nem para se desculpar ou dizer que melhorou. Isso só interessa a você.
Se, por outro lado, você sofre com a perseguição de alguém assim, procure ignorar essa pessoa, seja sempre sério e direto quando falar com ele, não lhe dê esperanças, não faça promessas, e JAMAIS se sinta responsável pelo comportamento dessa pessoa, porque se for um transtorno mental, independente do quanto você se esforce para agradá-la (o), nunca conseguirá, porque sem ajuda psicológica, essa pessoa irá de mal a pior. Se você a ama, convença-a buscar ajuda, e se não a ama, se afaste porque é o melhor.
Pensem com carinho em minhas palavras e procurem melhorar por si mesmos e não pelos outros. O mundo não está perdido, nem todas as pessoas são cruéis, e perder um amor não é o fim do mundo... Você sempre pode se apaixonar de novo, é só se permitir. Beijos e Feliz Ano Novo!©
0 comentários:
Postar um comentário