O Brasil está acostumado com o fato que no mundo inteiro o Papai Noel
traz presentes para todos no Natal. Mas nem todos os lugares são iguais.
Na Rússia no lugar do Papai Noel tem outro personagem que se chama Ded
Moroz. Muita gente traduza esse nome em português como Vovô Gelo. Mas é mais
fácil entender significado do nome para pessoas quem falam o idioma
inglês – Grandfather Frost. Porque a palavra “moroz” significa que o
estado da temperatura é tão frio que tudo congela. Então mais frio do
que o “frio” que os brasilheiros estão acostumados. Ded Moroz é um
velinho que entrega os presentes para crianças na festa do Ano Novo,
e não é no Natal que é celebração religiosa e inclui outros personagens
sobre quais eu escrevo mais tarde. Ded Moroz tem uma neta Snegurochka
(Снегурочка) que ajuda para vovo. Vamos dar uma olhada na sua história e
diferença com Papai Noel.
Quem é este nosso velho amigo e bom mago, o Papai Noel russo? Nosso Noel
é uma personagem do folclore eslavo. Por muitas gerações, os eslavos
orientais criaram e mantiveram uma espécie de “crônica oral” histórias
em prosa, contos épicos, canções rituais, lendas e contos sobre o
passado de sua terra natal.
Os eslavos orientais representaram a imagem lendária de Noel como a
de um guerreiro, um ferreiro, que congela a água com um “frio
imobilizante”. Esse mesmo frio, muitas vezes, identifica-se com os
ventos de um inverno violento. Existem vários contos populares, onde o
Vento do Norte (ou Frio) ajuda os viajantes que se perderam, apontando o
caminho.
O irmão bielorrusso de Papai Noel é Zyuzya, ou Deus
Inverno - ele se parece a um avô com uma longa barba, que vive na
floresta e anda descalço.
O Papai Noel russo tem uma imagem especial. Ele aparece em antigas
lendas eslavas (Karatchún, Pózvizd, Zímnik), em contos populares russos,
no folclore, na literatura russa
(na peça de A. N. Ostróvski ‘A Donzela da neve’, no poema de Nekrásov
“Frio, Nariz Vermelho”, nos versos de V. Ya. Bryússov “Ao Rei do Pólo
Norte”, na saga carélio-finlandesa “Kalevala”).
Pózvizd é o deus
eslavo das tempestades e do mau tempo. Ele só tinha de balançar a cabeça
para cair muito granizo no chão. Ao invés de um manto, arrastava atrás
de si os ventos, e da gola de suas vestes caíam flocos de neve.
Rapidamente Pózvizd varreu os céus, acompanhado por um cortejo de
tempestades e furacões.
Nas lendas dos eslavos antigos, ainda
existia outro personagem: Zímnik. Ele, como o Frio, era representado
como um velho homem de estatura mediana, com cabelos brancos e longa
barba branca, com a cabeça descoberta, em quentes roupas brancas e com
uma clava de ferro nas mãos. Aonde ele vai, espere por um frio brutal.
Entre
as divindades eslavas destacou-se, por sua ferocidade, Karatchún, um
espírito maligno que abrevia a vida. Os eslavos antigos o consideravam
um deus subterrâneo, que comandava o frio. Mas, ao longo do tempo, o
Frio mudou. Grave, na companhia do sol e do vento, atravessando o chão e
matavam de frio aqueles mujiques que encontrava pelo caminho (no conto
bielorrusso “Frost, Sol e Vento”), ele, gradualmente, transforma-se de
um terrível para um avô justo e bom.
Hoje, o nome de Papai Noel está preservado em alguns povos eslavos
ocidentais: na Bulgária, seu nome é “Dyado Koleda”, na Sérvia,
Montenegro e Bósnia-Herzegovina, “Deda Mraz”, na Eslovênia, “Dedek Mraz”
etc.
Na Ucrânia, o Papai Noel “está tentando” substituir São
Nicolau. Por exemplo, o autor do artigo na Wikipedia diz que o protótipo
de Papai Noel era apenas São Nicolau, mas, agora, sabemos que isso não é
verdade: São Nicolau pode ser considerado, apenas, como um irmão mais
novo, mas, certamente, não um protótipo de Papai Noel. Ainda, o autor
justifica um retorno a Nicolau, pelo fato de que na época soviética, ele
fora substituído por Papai Noel, e agora, é preciso voltar à utilização
de Nicolau. Bem, cada um é cada um…
O caráter rude do Papai Noel
Nos contos de fadas russos,
Papai Noel é retratado como um espírito leviano, rigoroso, mas, é o espírito justo do inverno. Leiam o conto popular russo “Morozko”.
Morozko gelou e congelou uma boa e trabalhadora moça, mas, depois,
congelou, até a morte, uma perversa e preguiçosa moça. Portanto, para
evitar problemas, algumas pessoas do norte também dão presentes do velho
Noel: na noite festiva, jogam, acima do limite de suas casas, tortas,
carne, derramam vinho, para que seu espírito não fique zangado, não
interfira na caça, não arruíne as colheitas.
Aparência do Papai Noel
Vamos tentar identificar as principais características da imagem do Papai Noel, que correspondem às aparências históricas e contemporâneas desse fantástico mágico. Segundo um dos pesquisadores da imagem de Papai Noel, a candidata de ciências históricas, historiadora de arte e antropóloga Svetlana Vassílievna Zharnikova, a tradicional imagem de Papai Noel, segundo a mitologia antiga e o simbolismo das cores, sugere:Barba e cabelo – espessos, cinzas (prateados). Estes detalhes são a aparência, mas seu significado “fisiológico” (um velho – o cinza) trazem também um grande personagem simbólico que denota o poder, a felicidade, a prosperidade e a divindade. Espantosamente, mas exatamente o cabelo é o único detalhe da aparência que não sofreu, em mil anos, nenhuma mudança significativa.
Camisa e calças – brancas, de linho, decoradas com adorno geométrico branco (símbolo da pureza). Este detalhe praticamente estava perdido na ideia moderna de uma roupa. Aqueles que fazem o papel de Papai Noel preferem cobrir o pescoço com um cachecol branco (o que é permitido). Para a calça, como regra, não prestam atenção ou a confeccionam com o vermelho do casaco.
Casaco de pele – longo (até o tornozelo ou até a panturrilha), geralmente vermelho, bordado com prata (com estrelas de oito pontas, cruzes e outros ornamentos tradicionais), enfeitado com uma pena de cisne. Alguns figurinos teatrais modernos, infelizmente, pecam pelos experimentos no campo das cores e substituição de materiais. Certamente, muitos têm observado um mago de cabelos brancos em um casaco azul ou verde. Se assim for, saibam que não é o Papai Noel, mas, sim, um de seus muitos “irmãos menores”. Se o casaco é curto (a perna à vista) ou se tem claramente botões expressivos, então à frente de vocês está a roupa de Santa Claus, de Pere Noël ou algum dos irmãos estrangeiros do Papai Noel. Mas a substituição da pena de cisne por uma pele branca, embora não seja desejável, é ainda aceitável.
Gorro – vermelho, bordado com prata e pérolas. A
guarnição (atrás) com pena de cisne (de pele branca) com um corte
triangular feito na parte da frente (chifres estilizados). A forma do
gorro é semi-oval (a forma redonda é tradicional para os czares da
Rússia, é o suficiente para lembrar a coroa de Ivã, o Terrível). Além da
imponente relação à cor, como descrito acima, hoje, o figurino teatral
tentou diversificar a decoração, e a forma do gorro do Papai Noel.
Caracterizam-se os seguintes “erros”: a substituição de pérolas por
diamantes de vidro e pedras preciosas (aceitável), sem um corte para
formar a aba , um gorro com forma semicircular exata (à moda de Vladímir Monomakh).
Luvas de três dedos ou luvas de um dedo – brancas,
bordadas com prata – um símbolo de toda a pureza e santidade, que ele dá
com suas próprias mãos. A luva de três dedos é um símbolo que pertence
ao início divina que vem do Neolítico. O significado simbólico das
modernas luvas vermelhas de um dedo é desconhecido.
Cinto
– branco com enfeite vermelho (símbolo de respeito aos antepassados e
descendentes, bem como um guardião forte). Hoje, preservou-se como parte
do traje, tendo-se perdido completamente seu significado simbólico e a
cor adequada.
Calçados – prateados ou vermelhos, bordados como botas
com biqueira de prata levantada. Calcanhar de tamanho pequeno, oblíquo
ou completamente ausente. Em um dia gélido, o Papai Noel calça botas
brancas, bordadas de prata. Branco e prata – um símbolo da lua, da
santidade, do norte, e da pureza da água.
Bordão – de cristal ou de prata “sob o cristal”. Punho
torcido, apenas um adorno de cor branco-prateada. O bordão termina em
forma de lua (a imagem estilizada de um mês) ou na cabeça de um touro
(símbolo da fertilidade, poder e felicidade). Hoje, é difícil encontrar
um bordão adequado a estas descrições.
A fantasia dos artistas-estilistas atuais e a sua “criatividade” mudam
quase completamente o que foi invariável por séculos como é a imagem da
preferência nacional. A imitação estrangeira de irmãos mais jovens, a
mudança nos elementos sacrais, mesmo sob o disfarce de Papai Noel, a
abundância de propaganda importada com Papais Noeis pode ser uma piada
cruel: a futura geração de crianças que olhar para suas tradições
nativas já não saberá quem é o Papai Noel e Snegúrotchka, e só vai
pendurar meias na lareira, o que, na Rússia, não é comum.
Local de residência do Papai Noel
Dizer ao certo onde vive o
Papai Noel russo é difícil, pois existem muitas lendas. Alguns
argumentam que o Papai Noel vem do Pólo Norte, enquanto outros dizem que
da Lapônia. Uma coisa é certa: o Papai Noel vive em algum lugar no
extremo norte, onde há inverno durante todo o ano. Embora o conto de V.
F. Odoyevski “Moroz Ivanóvitch” Frio, nariz vermelho, na primavera
muda-se para dentro do poço, onde “também o verão é muito frio”.
A Netinha do Papai Noel, Snegúrotchka
Mais tarde, apareceu a neta do Papai Noel,
Snegurka ou Snegúrotchka, a heroína de muitos contos de fadas russos, a
menina de neve. Sim, e o próprio Papai Noel mudou: ele passou a trazer
presentes para as crianças no Ano Novo e realizar os desejos secretos. A
imagem de Snegúrotchka é exclusiva da cultura russa. No Ano Novo e no
Natal do ocidente, a mitologia não tem personagens femininas. A menina
loira com trança até a cintura, em um casaco de pele, com pele
ornamentada e botas curtas: pelo que sabemos, a Donzela da Neve, que
ajuda o Papai Noel, dá presentes no Ano Novo. Aacompanhante do Papai
Noel, Snegúrotchka, deve estar toda vestida de vestes brancas. Outra
cor, no simbolismo tradicional, não é permitida. Sua cabeça é adornada
com a coroa de oito pontas, o que também está registrado em textos
antigos.
Como foi que aconteceu que nós passamos a ter a Donzela
de Neve, que é a encarnação viva da “juventude e do primeiro amor”? As
Snegurkas e os bonecos de neve, na Rússia, têm sido conhecidos como aves
que produzem o inverno em nossas florestas, e até mesmo “que a índole
de um homem se amolda na neve” – escreve V. I. Dahl.
Desde tempos imemoriais, nossos ancestrais foram moldados, a partir
do dia de São Esperidião (25 de dezembro), bonecos de neve – ídolos do
Vovô Neve. A crença de que o boneco de neve pode vir à vida refletiu-se
nos contos. Por exemplo, os avós, muitas vezes sem filhos, observando
pela janela como as crianças andavam na neve, também, saiam e moldavam
uma neta, uma assistente de neve, que, depois, vinha à vida. Chegando em
casa, Snegúrotchka dizia: “Vovó, eu estou com fome”.
O
pesquisador do folclore russo A. N. Afanassyev, em seus “Contos
populares russos”, escreveu sobre como o “homem velho saiu para a rua,
amontoou muita neve e colocou-a sobre o fogão – e assim tornou-se a
menina Snezhevínotchka”.
Nascida a partir da neve, Snegúrotchka –
Snezhevínotchka, que Ostróvski descreveu em sua peça “A Donzela de
Neve”, era uma menina viva, a filha do Frio e da Primavera, e “em suas
veias corria secretamente o sangue quente da mãe”.
Snegúrotchka tem irmãs, embora não sejam nativas, mas têm nomes. É
verdadeira princesa pushkiniana do conto de fadas Branca de Neve dos
Irmãos Grimm. A madrasta malvada fala de sua enteada no conto de A. S.
Púchkin “Sobre a princesa e os sete cavaleiros” – “E não se admire quão
bela: a mãe barriguda apenas sentou-se na neve e observou”. Branca de
Neve também apareceu depois que sua mãe, a rainha, por um longo tempo
sentada à janela, ficou olhando os flocos de neve que voavam como uma
pena. A rainha estava ansiosa para ter sua filha, “branca como a neve”.
Como diz uma crença popular: se uma mulher vai olhar para a neve, ela
pode dar a luz à Branca de Neve. Em um conto do folclore alemão, a
esposa do comerciante Schwab deu a luz a uma menina, logo que engoliu um
pedaço de neve.
Na primavera, Snegúrotchka desaparece
misteriosamente, “cresce com as flores”. Ela volta para o reino
Berendeevo, onde A. Ostróvski destina um lugar para a fantasia dela,
crenças populares energizada no poder mágico de neve, que desencadeia do
ar um branco leve, que a princípio vai cobrir todo o mundo de Deus, e
em seguida, tornar-se a água primaveril.
O Papai Noel e a Igreja Ortodoxa Russa
A posição da Igreja
Ortodoxa Russa frente o Papai Noel é ambígua: por um lado, o deus pagão e
mágico, tão contrário à doutrina cristã, mas, por outro lado, a
tradição cultural russa. Em 2001, o Bispo de Vologda e Velikoustyuzhski,
Maximiliano, declarou que a Igreja Ortodoxa Russa apoiará o projeto
“Grande Ustyug – Pátria do Papai Noel”, somente se o Papai Noel for
batizado.
Como se viu, a origem do Papai Noel russo é radicalmente
diferente da do Papai Noel europeu. Se Santa Claus era uma figura
histórica real, que por boas obras foi considerado como um santo, Papai
Noel russo é um espírito de caráter pagão das crenças populares e contos
de fadas. Apesar do fato de que a imagem moderna do Papai Noel já foi
formada sob a influência do caráter europeu do Ano Novo, a maioria das
características russas manteve-se. E hoje, Papai Noel russo veste um
casaco comprido e botas, e tem sua equipe. Ele prefere viajar a pé, pelo
ar, ou em um trenó puxado por três cavalos ligeiros. Sua companheira
constante é a neta Snegúrotchka. Papai Noel brinca com as crianças no
jogo “Zamarozha”, e esconde os presentes de Ano Novo sob a árvore.
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